quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Servidores do estado reclamam que governo pagou a fornecedores e não quitou a folha de dezembro

Servidores-768x432Na tarde de ontem (11), o SINSP e as demais entidades sindicais que fazem parte do Fórum Estadual de servidores se reuniram com o Governo do Estado. Participaram da reunião o SINSP, SINPOL, SINDIFERN, Adepol, Associação dos Policiais Militares, Sinai, Sinte. Representando o Governo; os secretários Cristiano Feitosa (Administração), André Horta (Tributação), Gustavo Nogueira (Planejamento), Juliska Azevedo (Comunicação) e Alexandre Varela (Procurador Geral do Estado) e Tatiana Mendes Cunha (Casa Civil).
Os sindicatos iniciaram a reunião apresentando ao Governo os dados sobre as arrecadações do Estado em 2016 que mesmo diante de quadro de crise econômica, superou o ano de 2015. Questionaram também o grande volume de pagamentos à fornecedores, efetuados no mês de dezembro que foram muito superiores à média mensal de janeiro a novembro de 2016. O valor de pagamento à fornecedores apenas no mês de dezembro, além da média dos primeiros 11 meses do ano passado ultrapassa 135 milhões de reais.
Entretanto o 13º salário dos servidores foi parcelado, e concluído apenas no dia 10 de janeiro. E o pagamento da folha do mês de dezembro está sendo parcelado. Aqueles servidores que recebem até 3 mil reais receberam seus salários, hoje (11). Mas aqueles que estão acima desta faixa salarial ainda não sabem quando irão receber. Isso gera uma série de problemas aos trabalhadores, endividamento, depressão, angustia, insatisfação, revolta.
Outro assunto cobrado pelos sindicatos foi com relação às sobras orçamentárias dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. Os secretários confirmaram que o Poder Executivo está tomando providências para receber as sobras orçamentárias dos demais poderes e aguardam respostas das ações judiciais que já foram iniciadas pelo Governo.
Sobre os números apresentados, o Governo não deu respostas concretas, apenas falou que precisa analisar os dados apresentados e saber quais fontes foram utilizadas para efetuar estes pagamentos aos fornecedores. Ficou acertado uma nova reunião, próxima terça (17) com o secretário de Planejamento para que o Governo apresente explicações sobre as finanças do Estado e os números apresentados pelas entidades sindicais.
Janeayre Souto (presidente do SINSP) cobrou a realização de concurso público, no sentido de suprir as vagas existentes na administração direta do estado por aposentadorias, falecimentos e exonerações. Denunciou ainda o grande número de bolsistas, terceirizados e comissionados existentes que sobrecarregam a folha de pagamento do Estado. Falou também sobre a necessidade de melhorar o portal da transparência para facilitar o acesso às informações para que as entidades e a própria sociedade possam fiscalizar melhor o que é feito com o dinheiro que pertence ao povo, e portanto deve ser investido em prol da melhoria dos serviços públicos.
Os sindicatos não obtiveram respostas sobre uma data precisa para a conclusão da folha de dezembro, mas o Secretário Cristiano Feitosa (Adm) garantiu que seria até o fim do mês de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

MENSAGEM DE GRIMALDI E FAMILIA

MENSAGEM DE GRIMALDI E FAMILIA

Patrocinador

Patrocinador
Teodoro Guincho. Assistência 24 horas. contatos: (84) 9 9965 - 1032/ 9 9425 - 0377

Patrocinador

Patrocinador
Terra-Bit

Total de visualizações

Arquivo do blog

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *