sábado, 4 de junho de 2016

Escola Municipal Espedito Alves iniciou na quinta feira (02) celebração dos 50 anos servindo a educação dos angicanos



A Escola Municipal Espedito Alves, através de sua direção e corpo de professores e funcionários celebrou durante os dias 02 e 03 de Junho (quinta e sexta feira) o cinquentenário daquela casa educacional. São 50 anos servindo a educação do povo angicano.

A ESCOLA MUNICIPAL ESPEDITO ALVES – ENSINO FUNDAMENTAL, foi fundada em 12 de maio de 1966, com a chegada das irmãs Dorotéias nesta cidade, com o nome de CURSO SUPLETIVO MUNICIPAL, através do Decreto Executivo n° 03/66, na gestão do Exm° Sr. Espedito Alves – Prefeito Municipal.

O curso Supletivo Municipal, surgiu nessa cidade com a finalidade de atender a crianças e jovens carentes, fora de faixa de escolaridade visando oportunizar aos a  conclusão do curso primário.

No ano de 1967, por determinação da Congregação das irmãs Dorotéias, era transferida desta cidade a Madre Hermínia de Almeida, Diretora do Colégio São José, chegando para substituí-las a nova Diretora Madre Maria Baelmar Carleial. Com a ampliação do Curso Supletivo Municipal, passamos a desenvolver nossas atividades educacionais, com alunos distribuídos em classes heterogêneas entre adultos, jovens e menores de 14 anos, dificultando assim o nosso trabalho de ensino e aprendizagem. Em comum acordo com o corpo docente da escola, a diretora resolveu partir para uma modificação no quadro estrutural do curso, pois não haveria mais condições de continuar como supletivo, tendo em vista os horários de funcionamento e o tipo de clientela que nele frequentava. Comunicou-se então ao Prefeito Municipal Espedito Alves, passando a denominar-se deCURSO NOTURNO MUNICIPAL, pois o mesmo também funcionava em horário noturno, sobre a direção da professora Lucimar Jales Rodrigues de Lima. O então Curso Noturno Municipal funcionou no Colégio São José até 1978, aguardando a conclusão de uma obra do Município que acabava de ser construída para funcionamento das Escolas Municipais Maria Odila e Espedito Alves. A partir de 1979 a escola passou a funcionar neste local, desenvolvendo atividades técnicas – administrativas e educacionais, dentro das exigências do ensino moderno, conforme a inspiração da Lei n° 5.692/71.

Em reconhecimento e gratidão ao fundador do Curso Supletivo Municipal, a Direção da Escola, na pessoa da Sra. Lucimar Jales achou por bem denomina-la deEscola Municipal Espedito Alves, prestando-lhe esta justa homenagem. Comunicou então a ideai ao Sr. Prefeito Municipal, solicitando sua autorização e oficialização. A ideia foi plenamente aceita sem haver nenhuma restrição contrária por parte do Poder Executivo, que tratou imediatamente de mandar preparar a documentação necessária para autorização de mudança de nome, que se deu através do decreto Executivo n° 224/78 de 03 de outubro de 1978.
A ESCOLA MUNICIPAL ESPEDITO ALVES – ENSINO FUNDAMENTAL, foi oficializada, autorizada e reconhecida, no ano de 1978, na administração da Sra. Maria Zélia Moreira Alves da Cunha – Prefeita Municipal. Tendo como secretária de Educação e Cultura do Município a professora Maria Enoleide de Melo e Diretora da Escola Municipal Espedito Alves, a professora Lucimar Jales Rodrigues de Lima.

Depois de 33 anos, finalmente recebe sua sede própria inaugurada, para seu pleno funcionamento, obra realizada na administração da Sra. Prefeita Albaniza Sueli da Silva.

Em 2010 foi extinta o Curso de Educação de Jovens e Adultos, no mesmo ano foi criada e oferecida à modalidade de Educação Infantil, assim a escola hoje oferta as modalidades de Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação Infantil. Em 2011 foram construídas três novas salas de aula buscando acomodar todos os seus alunos que anteriormente assistiam aula em um anexo. Hoje a escola está unificada, temos uma sala de informática, um excelente acervo bibliográfico, jogos multifuncionais direcionados a Educação Especial e diversos materiais didáticos, como jogos, livros e brinquedos que dão suporte ao trabalho docente.

Na quinta feira, dia 02 de Junho foi realizada a cerimônia de abertura das celebrações dos 50 anos da escola com uma exposição trazendo a história da escola, do seu patrono Espedito Alves, e contando um pouco dos serviços educacionais prestados pela escola nos dias atuais.







Autoridades como o prefeito Junior Batista, Vereadores, o vereador Tiago Braga que representou a presidência da câmara municipal, professores da escola, ex funcionários da escola, a comunidade escolar, secretários da gestão municipal, entre outros estiveram presentes na noite de quinta feira (02). 

Compuseram a mesa das autoridades, o prefeito Junior Batista, o vereador Tiago Braga, vice presidente da câmara municipal de Angicos, a ex secretária de educação Cinara Ribeiro, a atual diretora Cleide Caraú e a vice Simaria Cruz e a professora Lucimar Jales que foi a primeira diretora da escola cinquentenária.





Ao fazer uso da palavra o prefeito Junior Batista parabenizou a Escola Espedito Alves pela passagem dos 50 anos de existência dizendo que não mediu esforços para que tudo que teve ao alcance de sua gestão pudesse ser feito por aquela escola para que fosse garantido aos corpo docente boa condições de trabalho como também boas condições de aquisição de conhecimento pelos alunos que la estudam.


O vereador Tiago Braga em nome da câmara municipal na qualidade de vice presidente corroborou com as palavras do prefeito Junior Batista felicitando a todos os que fazem aquela escola pela passagem do seus 50 anos prestando serviços educativos muito importantes ao povo angicano.


O evento findou com um show dos artistas da terra Wagner Buchecha e Manú do Brega onde todos tiveram a oportunidade de dançar e se divertir como forma de celebrar a passagem desta data histórica da Escola Municipal Espedito Alves. 




Fonte do histórico da escola: Lucimar Jales Rodrigues de lima (1Diretora)
Dados atualizados por:
Cleide Caraú da Cunha – Diretora
Simária do Socorro Cruz – Vice-Diretora
Gestão: 2011 a 2016

0 comentários:

Postar um comentário

MENSAGEM DE GRIMALDI E FAMILIA

MENSAGEM DE GRIMALDI E FAMILIA

Patrocinador

Patrocinador
Teodoro Guincho. Assistência 24 horas. contatos: (84) 9 9965 - 1032/ 9 9425 - 0377

Patrocinador

Patrocinador
Terra-Bit

Total de visualizações

Arquivo do blog

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *