segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

EDITORIAL: 2016, o ano dos desafios começa oficialmente nesta segunda feira (04).

Passadas à euforia das festas de final de ano, o brilho do natal que celebra o nascimento do nosso salvador, Jesus Cristo e suas muitas confraternizações, as demonstrações de solidariedade principalmente com os menos favorecidos, a festa de réveillon ou mais popularmente falando “virada de ano” onde as pessoas comemoram a chegada do ano novo com expectativa de que seja melhor do que o ano que passou, após o feriadão onde as pessoas aproveitaram para descansar, passear com familiares e amigos chegou à hora de voltar à realidade, o trabalho, as obrigações como cidadão como contas a pagar, enfim, voltar ao ritmo normal da vida cotidiana.

Enquanto para alguns o ano só começa depois do Carnaval, pois, estes religiosamente gozam de suas férias de trabalho no mês de Janeiro, tempo de veranear pelo litoral potiguar e aproveitar suas belezas naturais como podemos acompanhar através das redes sociais. No entanto, para a grande maioria na verdade o ano de 2016 efetivamente tem o seu inicio nesta segunda feira (04), é o chamado primeiro dia útil do ano.  

Ao acompanharmos os discursos proferidos por diversas autoridades nas mais distintas áreas quando estas se referem ao ano de 2016 em sua totalidade ouvimos a expressão “DESAFIO”, ser mencionada por ambas com sendo a mola propulsora, o desafio a ser vencido. Por este motivo resolvemos utilizar este titulo para nos referirmos ao ano de 2016 que se inicia.

2016 será um ano de desafios na politica? Sim, com certeza, mais por quê? NO plano federal o governo da presidente Dilma vive e sobrevive a uma crise institucional sem precedentes, quanto mais se descobrem falcatruas e, quando imaginamos que elas acabaram estouram outras e outras e outras mais.

A operação da policia federal junto ao ministério público federal denominada de “lava jato”, escancarou para o povo brasileiro uma imensidão de sujeira e corrupção existente utilizando a nossa estatal que mais nos orgulha pela sua capacidade produtiva, pelos empregos que gera, e pelos proventos que gera ao nosso país: A PETROBRAS. A possibilidade de afastamento da presidente Dilma sob acusação de improbidade administrativa com a instalação do processo deimpeachment são desafios a serem vencidos pelo governo federal.

No âmbito estadual o Governador Robinson Faria tem o desafio de fazer o RN voltar crescer, já que, esse primeiro ano de seu mandato serviu digamos para tentar colocar o estado nos eixos. Numa pesquisa divulgada pelo site G1/RN o governador só cumpriu ano passado 4 das 38 promessas feitas durante a campanha eleitoral como sendo metas primordiais para a sua gestão.

A violência desenfreada que toma conta do nosso estado, inclusive de cidades do interior potiguar que até então eram consideradas pacatas segue como sendo um grande desafio para o governo do estado. A saúde, com melhorias nos hospitais regionais e combate ao mosquito que transmite a dengue e o zika vírus também se caracterizam como outro grande desafio do governo estadual.

Na esfera municipal o Prefeito Expedito Edilson Chimbinha Júnior (DEM) entra em seu último ano de mandato, e, recentemente em seu programa de rádio que vai ao ar na rádio comunitária local durante discurso que fez um balanço sobre os atos de sua gestão no ano de 2015 o chefe do executivo municipal angicano por diversas vezes citou a expressão“DESAFIO”, para esta reta final de seu mandato como prefeito de Angicos.

Os desafios de concluir algumas obras e de iniciar concluir outras até o final do mandato, obras essas de grande importância para a cidade, e, por consequência para o povo angicano. Tais obras que foram listadas pelo próprio prefeito em seu programa de rádio, nós citamos aqui algumas: a conclusão do matadouro público municipal, a entrega da unidade básica de saúde do Bairro Alto da Alegria aos moradores daquela localidade, conclusão e entrega da creche municipal Júlia Amélia Cruz, calçamento a paralelepípedo de diversas ruas e a obra que o prefeito citou como um grande desafio de seu último ano de gestão, a restauração do mercado público de nossa cidade.

Outros desafios que podemos citar para 2016 diz respeito a classe politica local, este é um ano de eleições municipais, oportunidade em que os angicanos irão as urnas no dia 2 de outubro para elegerem prefeito, vice prefeito e 9 vereadores para os representar na câmara municipal. Vale salientar que este ano o período eleitoral diminuiu para 45 dias isso quer dizer que os candidatos terão menos tempo para mostras suas propostas e tentar convencer o eleitor que elas são as melhores para o município. 

Os desafios continuam nas articulações para montagem de grupos políticos e, escolha de candidatos principalmente na chapa majoritária (prefeito e vice). Quais serão os candidatos? surgirão novos nomes, novas opções para os angicanos? Bom, em relação a esse desafio nada podemos dizer, apenas aguardar as cenas dos muitos capítulos que virão.

Esperamos que com a diminuição do período de campanha diminuam mais as criticas e os ataques pessoais a adversários, pois, já ficou claro que o povo não aguenta mais esse modelo arcaico de se fazer politica.

Para encerrar esse editorial citamos um bom desafio que o Brasil terá pela frente, o de sediar os jogos olímpicos onde mais de 200 países mandarão atletas divididos em mais de 50 modalidades esportivas para competirem na cidade do Rio de Janeiro. E aproveitamos para citar que a nossa cidade de Angicos terá parte nesse desafio, pois, fora selecionada para receber a tocha olímpica, símbolo maior dos jogos olímpicos que passará em nossa cidade no dia 06 de Junho.   

È amigos, realmente 2016 será um ano de “DESAFIOS”, mas, como nós somos brasileiros e não desistimos nunca, pelo menos é o que diz o adágio popular, vamos enfrentar os desafios que estão propostos neste artigo e os mais que venham a surgir com o passar do ano. No mais, é desejar a todos um feliz 2016, cheio de saúde, paz e força para vencer os desafios.  

0 comentários:

Postar um comentário

MENSAGEM DE GRIMALDI E FAMILIA

MENSAGEM DE GRIMALDI E FAMILIA

Patrocinador

Patrocinador
Teodoro Guincho. Assistência 24 horas. contatos: (84) 9 9965 - 1032/ 9 9425 - 0377

Patrocinador

Patrocinador
Terra-Bit

Total de visualizações

Arquivo do blog

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *